SOBRE O CAMPUS
O Campus Avançado Natal – Zona Leste é um dos 21 campi que compõem o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Teve sua autorização de funcionamento liberada pela Portaria MEC Nº 1.438 de 28 de dezembro de 2018 e seu regimento e estrutura aprovados pela Resolução 05/2019 CONSUP/IFRN de 11 de março de 2019. Sua estrutura física está localizada no Campus Natal-Central, na Av. Senador Salgado Filho, 1559, no bairro de Tirol, em Natal/RN. Desde o ano de 2006, o IFRN, então Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET/RN), iniciou a oferta de cursos na modalidade a distância com os cursos superiores, autorizados pela Portaria nº 871/2006 MEC, publicada no D.O.U. de 11/04/2006. Atualmente, o Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN oferece vários cursos de demanda institucional e fomentada, pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), projetos conveniados com a SETEC/MEC, além de outras ofertas. Ao todo, são ofertados, nessa modalidade de ensino, cinco cursos de especialização, dois de graduação e três técnicos de nível médio subsequente, atendendo a cerca de 5.000 alunos nas salas de aula virtuais dos polos de apoio. A fim de que as aulas a distância sejam realizadas com o máximo de qualidade possível, está disponível para os estudantes uma área virtual de aprendizagem, denominada Plataforma Moodle, na qual, por meio de login e senha individualizados, o estudante tem acesso a recursos de multimídia, ferramentas, dispositivos e atividades permanentes da disciplina, possibilitando o aprendizado em qualquer lugar do planeta. Para a realização de suas atividades, o Campus Avançado Natal – Zona Leste conta com uma equipe de 59 servidores efetivos, que exercem funções acadêmicas e/ou administrativas, além de estagiários, coordenadores, tutores e professores temporários mantidos pelos programas de fomento.
Prédio principal do campus do IFRN Natal Zona-Leste
SOBRE O ENSINO A DISTÂNCIA
Um em cada sete universitários brasileiros é aluno da Educação a Distância (EaD), modalidade de ensino, que cresce a cada ano e é vista por especialistas em educação como uma alternativa que viabiliza soluções para suprir a demanda de certos profissionais no mercado de trabalho.
Pelo computador, estudantes, tutores e professores interagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que incluem chats e fóruns e permitem a interação entre estudantes e professores e o bom andamento do curso. Os encontros presenciais são feitos nos polos de apoio que podem ser escolas, universidades ou instalações à parte. Esses locais são equipados com laboratórios didáticos e de informática, além de bibliotecas e todos os recursos necessários ao desenvolvimento e à formação dos educandos.
Nessa modalidade de ensino, os professores têm a função de ministrar aulas – presenciais ou a distância – e, em muitos casos, conceber o projeto pedagógico e produzir ou supervisionar o material didático que será utilizado. Também é função desse profissional dar suporte pedagógico aos tutores e ajudá-los a orientar os estudantes. O tutor, por sua vez, é o elo entre os educandos e o professor. Suas funções são esclarecer o funcionamento do curso para a turma tanto em âmbito presencial – durante as aulas e os plantões nos polos – como no espaço virtual, em que deve estimular trocas de ideias e experiências, contribuindo para a garantia da qualidade do ensino e, consequentemente, a aprendizagem dos educandos.