Normas para Publicação

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Requisitos para Submissão

Inscrição de Autores: Todos os autores precisam estar inscritos no Semead 2024 para que seus trabalhos sejam considerados. As inscrições serão realizadas através da plataforma Even3, no link https://www.even3.com.br/semead2024/

Limites de Submissão: Um autor pode ser o autor principal em até duas submissões, e cada trabalho pode ter no máximo cinco autores.

Plataforma de Submissão: Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente através da plataforma Even3, no link https://www.even3.com.br/semead2024/

Formatação: Os trabalhos submetidos devem estar em conformidade com o modelo de formatação estabelecido pelo evento, disponível no site oficial do mesmo. Serão desclassificados os trabalhos que não estiverem de acordo com a formatação do modelo do evento.

Envio do Trabalho: Ao submeter o trabalho, deve-se enviar dois arquivos, um com os nomes dos autores e outro sem eles, para que a avaliação seja respeitosa e imparcial. Serão desclassificados os trabalhos que apresentarem identificação dos autores nos dois arquivos submetidos.

Modelos de submissões

Relato de Experiência: O relato de experiência deve abordar as atividades desenvolvidas durante a vivência, destacando tanto os aspectos positivos quanto os desafios enfrentados. Deve oferecer uma análise crítica das experiências, considerando suas implicações e resultados, seja o sucesso ou não. 

Resumo Expandido: O resumo expandido deve abordar as informações gerais da pesquisa, justificando seu interesse, e sua contribuição para o conhecimento acadêmico-científico, além de expor os resultados alcançados. Sua finalidade é informar e atualizar o leitor sobre o panorama atual do tema em questão, fornecendo uma visão abrangente do contexto em que a pesquisa se insere.

Apresentação dos Trabalhos

Relato de experiência: A apresentação será oral e presencial de no máximo 10 minutos, durante os quais o autor deverá expor seu trabalho com o apoio de uma apresentação de slides. Após a apresentação, haverá uma rodada de perguntas.

Resumo Expandido: A apresentação será com base em um vídeo gravado, de no máximo 10 minutos pelo(s) autor(es), podendo ou não aparecer, sendo apresentado no dia do evento contando com a participação remota do(s) autor(es) para a rodada de perguntas pós exposições dos trabalhos. Serão divulgadas orientações para gravação e envio do vídeo conforme cronograma do evento.

Áreas de Submissão de Trabalhos

Coordenação geral (comissão científica): Prof. João Moreno Vilas Boas de Souza Silva

Os relatos de experiência ou resumos expandidos devem ser enviados para uma das 6 (seis) áreas de submissão abaixo descritas.

1. Políticas e Institucionalização da EaD

Coordenação: Prof.ª Edneide da Conceição Bezerra

Esta área de submissão tem por objetivo acolher trabalhos que visem discutir a incorporação da educação a distância nas estruturas organizacionais das Instituições de Ensino (públicas ou privadas) em âmbito nacional ou internacional. Receberá trabalhos que proponham reflexões, pesquisas e relatos de experiência sobre as políticas de Educação a Distância no Brasil e no mundo, além de trabalhos acerca da influência dessas políticas nos processos de institucionalização da EaD.

2. Modelos e Experiências Pedagógicas em EaD

Coordenação: Prof.ª Helenice Lopes Barbosa

Esta área de submissão tem por objetivo acolher trabalhos que se configurem como apresentação de modelos pedagógicos e/ou de relatos de experiências realizadas em EaD em ambientes virtuais de aprendizagem.

3. Formação Docente em EaD

Coordenação: Prof.ª Claudia Pereira de Lima Parente

Esta área de submissão tem por objetivo acolher pesquisas acerca da formação inicial e continuada de professores para atuar na EAD, bem como sobre a oferta de formação docente desenvolvida via EAD, perspectivando a estruturação de um corpus de saberes necessários para estar e/ou atuar na modalidade de Educação à Distância.

4. Soluções Computacionais para EaD

Coordenação: Prof. João Paulo Queiroz dos Santos

Esta área de submissão tem por objetivo acolher trabalhos inovadores e criativos em tecnologia, produzidos para a Educação a Distância, oportunizando o compartilhamento de conhecimentos para mostrar soluções interessantes nas mais diversas áreas da tecnologia, tais como aplicações móveis, aplicações web, dispositivos embarcados e novas funcionalidades em AVAs que podem facilitar o estudo na modalidade, resolver problemas existentes, bem como propiciar inovações para a EaD.

5. Produção de Materiais Didáticos para EaD

Coordenação: Prof.ª Abigail Noádia Barbalho da Silva

Esta área de submissão tem o objetivo acolher trabalhos relacionados à produção, ao armazenamento e/ou à utilização de material didático no Ensino a Distância: (a) Produção de material didático: impresso, digital, áudio, vídeo, multimídia, jogo, etc.; (b) Repositório de material didático; (c) Relato de experiência do uso de material didático.

6. Inclusão e Acessibilidade na EaD

Coordenação: Prof. Gueidson Pessoa de Lima

Esta área de submissão tem por objetivo acolher trabalhos com o foco no campo da acessibilidade e inclusão, na interface com a EaD. Busca viabilizar discussões resultantes de estudos e pesquisas que evidenciam questões referentes à educação especial, bem como à diversidade sexual, de gênero, religiosa, social e racial no contexto da Educação a Distância.

Critérios de Avaliação

Todos os trabalhos submetidos serão encaminhados para revisores do comitê científico.

Os pareceres serão emitidos até a data constante no cronograma desta chamada, nos quais será indicado: o aceite sem alterações; o aceite com alterações; ou, a recusa do trabalho.

O autor responsável terá até a data constante no cronograma, para devolver o trabalho alterado.

Seguem os critérios de avaliação dos trabalhos:

# Critério de Avaliação Nota máxima
1 Relevância do trabalho, o(s) objetivo(s) e a justificativa 10
2 Atualização e pertinência da revisão bibliográfica utilizada 10
3 Adequação do trabalho quanto ao método utilizado 10
4 Aplicabilidade, viabilidade e apresentação dos resultados 20
5 Coerência dos resultados e conclusões com os objetivos propostos. 20
6 Contribuição para a área temática escolhida. 20
7 Clareza da redação e formatação em conformidade com as normas estabelecidas. 10

Prêmio Alexsandro Paulino de Oliveira

O Prêmio Alexsandro Paulino de Oliveira faz homenagem ao pedagogo e primeiro Diretor-Geral eleito do Campus Avançado Natal – Zona Leste, falecido em junho de 2019.

Alexsandro Paulino de Oliveira foi um defensor da educação pública de qualidade. Sua dedicação e compromisso o levaram à posição de Diretor-Geral do Campus Natal – Zona Leste, antigo Campus EaD, em 2016. Atuante na promoção da Educação a Distância, ele participou ativamente dos debates para a criação oficial de um campus do IFRN especializado nessa modalidade, um fato que se concretizou em 28 de dezembro de 2018, quando o Ministério da Educação emitiu a Portaria 1.438/2018, autorizando o funcionamento do Campus Avançado Natal – Zona Leste.

O SEMEAD 2024 premiará no máximo um trabalho por modalidade/área, dependendo da avaliação pelo comitê científico do evento.

O critério para premiação seguirá as notas atribuídas aos trabalhos pela comissão científica, premiando no máximo um trabalho por modalidade/área. Em caso de empate, serão obedecidos os seguintes critérios de desempate:

  • Maior nota no item 4 dos critérios de avaliação;
  • Maior nota no item 5 dos critérios de avaliação;
  • Maior nota no item 6 dos critérios de avaliação;