Edições Anteriores

EDIÇÕES ANTERIORES

Desde sua edição inicial, o SEMEAD tem alcançado números significativos para a sua memória, não só enquanto acontecimento do calendário acadêmico da nossa instituição, mas também de eventos na área específica da EaD, fortalecendo o potencial do IFRN nessa modalidade de ensino, à medida que contribui para nos tornar referência nessa área, razão pela qual, cada vez mais, buscamos sistematizar nossas ações, analisar os objetivos e metas traçadas, a fim de alcançarmos melhorias na qualidade de sua realização, para que possamos atender satisfatoriamente às expectativas dos nossos participantes, parceiros e colaboradores.

A primeira edição do SEMEAD aconteceu em 2012, quando foi discutida a temática Desafios da institucionalização da Educação a Distância a partir de três linhas de trabalho: Modelos de Gestão em EaD, Modelos pedagógicos em EaD, Legislação e Formação e manutenção da equipe multidisciplinar. Em 2014, na sua segunda edição, o evento contou com cerca de 750 participantes para discutir o tema Perspectivas teóricas e experiências práticas em EaD, trazendo as linhas temáticas Institucionalização da EaD, Experiências pedagógicas em EaD, Desafios da formação em EaD e Pesquisa e Extensão em cursos de EaD. Em 2017, na sua terceira edição, o seminário teve por objetivo promover a reflexão e o debate propositivo sobre O papel da EaD no cenário atual e as perspectivas da Educação a Distância no Brasil e no mundo. Na sua última edição, em 2019, o SEMEAD elegeu a temática Educação a Distância: contextos, tecnologias e construção do conhecimento, tendo por fim discutir experiências em EaD realizadas em diferentes contextos, buscando compreender o papel da EaD na construção do conhecimento mediado pelos usos das tecnologias. Em 2022 o seminário propôs problematizar o papel da EaD no cenário contemporâneo de crise, em que o papel da ciência tem sido tantas vezes questionado, nesse ano o seminário elegeu como temática Diálogos contemporâneos e tecnologias: o lugar da EaD no cenário educacional.

Em 2024, o SEMEAD tem como principal objetivo possibilitar o debate e compreensão sobre a relevância do EaD para o presente e futuro da educação, além de apresentar os seus impactos. Desde sua primeira edição se destaca, alcançando números significativos para seu legado dentro da própria instituição e no meio de eventos da mesma temática.

Além disso, o SEMEAD fortalece o IFRN nessa modalidade de ensino, visto que o torna referência no meio EaD. Pensando nisso, permanecemos buscando sistematizar nossas ações, analisando objetivos e metas realizadas, com a finalidade de superar positivamente as edições anteriores, para acrescentar ainda mais aos nossos participantes, parceiros e colaboradores por meio de conferências, mesas redondas, palestras, minicursos e exposições orais, com o intuito de explorar temas relacionados ao EaD em sua interação com outras áreas de conhecimento.


Links

Publicações de 2022: “Diálogos contemporâneos e tecnologias: o lugar da EaD no cenário educacional”

Publicações de 2019: “Educação a Distância: contextos, tecnologias e construção do conhecimento”

Publicações de 2017: “O papel da EaD no cenário atual e as perspectivas da Educação a Distância no Brasil e no mundo”

Publicações de 2014: “Perspectivas teóricas e experiências práticas em EaD”

Publicações de 2012: Desafios da institucionalização da Educação a Distância”